Yoga para relaxar
A yoga é conhecida há muito tempo como um grande antídoto para o estresse. A prática é antiga, e combina técnicas modernas de redução do estresse, como mover o corpo, aprender a controlar a respiração e limpar a mente.
Estabelecer uma rotina de yoga consistente é a melhor maneira de experimentar a diferença que o yoga pode fazer. Pode ser útil começar com uma rotina simples de yoga para controlar o estresse, destinada a iniciantes que acham que não têm tempo para praticar yoga. Continue lendo para saber mais sobre como os diferentes aspectos da yoga podem ajudá-lo a relaxar e descomprimir.
Exercício
Hatha Yoga é a prática física de posturas de yoga. Existem muitos tipos de hatha yoga: alguns são lentos e mais focados no alongamento, enquanto outros são mais rápidos para criar um treino mais intenso.
Nenhum estilo de yoga é melhor para reduzir o estresse, então escolha um que atenda ao seu nível de aptidão física e personalidade. Qualquer tipo de exercício aliviará o estresse, pois mantém o corpo saudável e libera endorfinas, hormônios que melhoram o humor.
A yoga também alivia o estresse por meio do alongamento. Quando você está estressado, você armazena tensão em diferentes lugares do corpo. Isso pode fazer você se sentir tenso e causar dor. O alongamento na yoga libera a tensão de áreas problemáticas, incluindo quadris e ombros. O alívio da dor lombar é outro benefício comum.
Leia também: Libere a tensão corporal com relaxamento muscular progressivo
Controle da respiração
Pranayama, ou trabalho respiratório, é uma parte importante de qualquer prática de yoga que também se traduz na vida fora do tatame. No mínimo, a yoga aumenta a consciência da respiração como uma ferramenta para relaxar o corpo. Embora a respiração seja um ato involuntário (você precisa continuar fazendo isso para permanecer vivo), você pode optar por regular mais a respiração chamando a atenção para ela.
Simplesmente aprender a concentrar-se em respirar fundo é uma forma incrivelmente eficaz de combater situações estressantes.
Limpando a Mente
A Yoga oferece diversas técnicas para domar a mente acelerada. Um deles é o trabalho respiratório, conforme descrito acima. Cada respiração está intrinsecamente ligada ao momento presente; você não está respirando no passado ou no futuro, mas apenas agora. Concentrar-se em cada inspiração e expiração para evitar a intrusão de outros pensamentos é uma forma de limpar a mente. É também uma técnica básica de meditação.
A realização de posturas de yoga, ou asanas, também pode funcionar como uma forma de meditação. As posturas exigem muito esforço físico e concentração mental, então outros pensamentos e preocupações são deixados de lado. Isso ativará uma parte diferente do seu cérebro e proporcionará uma pausa muito necessária.
Relaxamento
Cada sessão de yoga termina com cinco a dez minutos em Shavasana, ou postura do cadáver, onde os participantes ficam deitados de forma confortável e simplesmente relaxante. Embora esse relaxamento forçado possa ser difícil no início, acaba servindo como uma liberação total para o corpo e a mente.
Shavasana oferece aos iogues a oportunidade de praticar a limpeza da mente e o foco na respiração. Isso permite que você volte ao mundo sentindo-se revigorado e equipado com as ferramentas para combater o estresse em sua vida diária.
Yoga Nidra é uma prática que oferece a oportunidade de um período de relaxamento mais longo e profundo e uma introdução à meditação, que também pode ser um ótimo redutor de estresse.
Conclusão
A yoga é um antídoto conhecido para o estresse, combinando movimentos físicos, controle da respiração e limpeza da mente. Estabelecer uma rotina consistente é ideal para experimentar seus benefícios.
A yoga para relaxar é muito eficaz pois trabalha: exercício, controle da respiração, limpa a mente através da concentração, e traz relaxamento profundo com Yoga Nidra e introdução da meditação.