Você sabia que o couro cabeludo também é uma parte importante da sua pele? Assim como a pele do resto do corpo, o couro cabeludo produz sebo, e pode causar caspa. Caspa é uma questão comum e tem suas próprias causas e soluções. Desde o excesso de óleo até a falta de hidratação, muitos fatores podem contribuir para esse problema. Vamos desvendar o mistério da caspa e explorar truques e soluções naturais para se livrar definitivamente da caspa e deixar seu couro cabeludo renovado.
O que é caspa?
O couro cabeludo é frequentemente esquecido de ser parte da pele. Sim, assim como a pele do resto do seu corpo funciona, o couro cabeludo funciona da mesma forma. A pele humana produz uma substância oleosa chamada sebo, da qual as pessoas que sofrem de acne estão bem cientes. O sebo da pele é o mesmo sebo que causa caspa também. Tecnicamente, não é o sebo, mas o fungo que adora se alimentar desse sebo. Quando a população de uma espécie de fungo chamada Malassezia aumenta excessivamente e há sebo suficiente para se alimentar, ele se estabelece ali.
Quando o fungo Malassezia globosa consome o sebo e outros óleos produzidos pelo couro cabeludo, ele processa esses óleos e libera um subproduto conhecido como ácido oleico. O ácido oleico viaja por todo o caminho para dentro dos seus poros e faz seu couro cabeludo descamar sua pele. E então, seus flocos de caspa aparecem.
Quais podem ser as causas da caspa?
Embora você possa culpar confortavelmente a Malassezia pela sua caspa, pode haver alguns fatores que estão realmente tornando confortável para este fungo colonizar rapidamente. Aqui estão alguns:
- Couro cabeludo seco – É considerado uma causa óbvia porque você vê toneladas de pele seca caindo sobre seus ombros, o que você acha que é pele seca. No entanto, antes de tudo, couro cabeludo seco não é igual a caspa. É um couro cabeludo oleoso que causa o problema. Lembre-se, é o excesso de óleo que causa caspa. No entanto, um couro cabeludo seco pode agravar a descamação escamosa. Então, é a pele seca morta que está descamando. Seria melhor dizer que um couro cabeludo seco causa descamação em vez de chamá-lo de causa de caspa.
Hidrate seu couro cabeludo o suficiente para evitar esses flocos secos e escamosos.
- Lavar pouco o cabelo: Não lavar o cabelo em intervalos regulares significa permitir mais produção de óleo e mais óleo significa mais alimento para Malassezia. Então, faça questão de ter um dia de lavagem de cabelo uma vez a cada 2-3 dias.
- Lavar muito o cabelo: Então, de acordo com a lógica, se muito óleo é o problema, a solução seria lavar muito o cabelo. Ironicamente, a lógica do couro cabeludo é um pouco diferente. Não haverá óleo suficiente se tudo estiver sendo lavado, então o corpo passa a produzir mais e mais óleo para se manter seguro. E o resultado novamente é muito óleo.
Uma maneira interessante de entender as necessidades de higiene do seu couro cabeludo é entender a natureza do seu cabelo. Sintonize e veja se ele fica feliz com uma lavagem a cada 4 ou 5 dias. No entanto, se você encontrar algum problema como mau cheiro, coceira, caspa ou queda de cabelo, volte à frequência padrão prescrita. Mas se você fez bem seus experimentos e chegou à frequência que melhor se adapta ao seu tipo de cabelo, não há nada melhor. Isso vem da experiência pessoal. Descubra o seu ‘ideal’ pessoal.
- Não pentear o cabelo do jeito certo: Outra coisa que você pode estar fazendo errado é não pentear o cabelo o suficiente. Enquanto você passa o pente pelo cabelo, muitas coisas acontecem. O óleo produzido no couro cabeludo está se espalhando em todos os fios. Há uma distribuição igual de óleos da raiz às pontas e da frente para trás. Isso evita o acúmulo de sebo que pode obstruir os poros do couro cabeludo.
Usar um pente limpo e de dentes largos é uma ótima maneira de espalhar o óleo uniformemente. Além disso, só para você saber, compartilhar um pente com uma pessoa que tem caspa não vai lhe dar caspa. Engraçado, a Malassezia está na cabeça de quase todo mundo. É como seu corpo lida com ela e suas condições de higiene que vão decidir se você terá caspa ou não. Então, pegue qualquer pente (claro que um limpo não vai machucar ninguém) e passe-o em suas madeixas uma vez por dia.
- Usar muitos produtos para o cabelo: O uso excessivo de produtos para o cabelo para modelar pode estar causando caspa. Mesmo após a lavagem regular do cabelo, vestígios de produtos permanecem. Ao longo do tempo, forma-se um acúmulo de produto e obstrui os poros. Isso pode levar à superprodução de sebo e a história começa novamente. Além disso, lembre-se de que os patógenos causadores de caspa adoram lipídios. Quando você usa géis ou mousses modeladores, os patógenos vão se espalhar mais rápido.
Tente reduzir sua dependência de modelar seu cabelo diariamente. Guarde-o para seus dias de cabelo ruim. Faça sua pesquisa e evite produtos que tenham produtos químicos prejudiciais, como parabenos. Tente mudar para equivalentes naturais ou orgânicos de seus produtos. E melhor ainda, tente usar seu cabelo ao natural e veja sua aparência mais saudável.
- Desequilíbrio hormonal: A caspa é geralmente observada em crianças que atingiram a puberdade. Isso fala sobre o fato de que a caspa tem muito a ver com hormônios. Se sabemos que o aumento da produção de óleo é uma razão subjacente, e também sabemos que a produção excessiva de hormônios como a testosterona pode levar à secreção excessiva de óleo; a conexão é clara.
Portanto, é interessante se consultar com um médico para avaliar seus hormônios.
Então como se livrar da caspa de forma natural:
1. Neem
A folha de Neem, proveniente da árvore de neem (Azadirachta indica), é pouco conhecida no Brasil mas é amplamente valorizada na medicina tradicional e na fitoterapia por suas propriedades curativas e terapêuticas. Os benefícios das folhas de Neem são tantos que o Ayurveda chama isso de – “ SarvaRogaNivarini ” (Aquele que cura todas as doenças).
Rica em compostos ativos como azadiractina, nimbina e nimbidina, a folha de neem possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, que ajudam a combater infecções e melhorar a saúde da pele. Além disso, ela tem efeito antioxidante, que protege as células dos danos causados pelos radicais livres. Na prática, a folha de neem é utilizada para tratar problemas de pele como acne e eczema, auxiliar no controle de diabetes, promover a saúde bucal e atuar como repelente natural de insetos. Das centenas de propriedades curativas do Neem, a que nos interessa aqui é sua propriedade antifúngica que funciona maravilhosamente como um potente anti caspa.
Seu uso pode ser feito em forma de infusão, pó ou extrato.
2. Iogurte
Tecnicamente falando, remédios para caspa funcionam ou acredita-se que funcionam porque têm algum tipo de propriedade antimicrobiana, ou condicionam o couro cabeludo para reduzir o ressecamento, ou têm um efeito refrescante que pode resolver a coceira. O iogurte faz tudo isso. Você pode estar usando o melhor dos shampoos anticaspa – de qualidade de salão, orgânico, natural – mas ainda pode estar querendo se livrar da caspa.
Então, pare e pense no microbioma do seu couro cabeludo. Se as bactérias boas foram repetidamente removidas com todos os seus tratamentos de shampoo junto com as bactérias ruins, isso não vai resolver o problema. Você deve manter um equilíbrio permitindo que as boas cresçam e as ruins morram. O iogurte vai ajudar você nisso. No entanto, você não pode esperar um resultado instantâneo como o do shampoo. Dê um tempo e nutra o couro cabeludo para aumentar a população de bactérias benéficas com iogurte.
3. Limões
Limões fazem você sentir frescor mesmo ao vê-los e cheirá-los, não é? É provavelmente por isso que os limões entram em todos os agentes de limpeza possíveis! Se seu couro cabeludo estiver oleoso e você tiver problemas de odor causados por patógenos no couro cabeludo, juntamente com caspa escamosa, usar suco de limão é um dos melhores remédios. Limões são repletos de ácido ascórbico e antioxidantes que contribuem para as habilidades de combate a patógenos do limão. Além disso, esse ácido orgânico equilibra o pH do couro cabeludo, que é um dos principais fatores para que bactérias saudáveis prosperem, em vez das prejudiciais. Adicione 5-10 gotas de limão ao óleo ou shampoo que você usa e enxágue bem. Cuidado ao usar limão, não saia ao sol antes de enxaguar bem.
4. Gel de Aloe Vera
Aloe Vera, a erva maravilhosa, é uma experiência obrigatória se você estiver procurando por um tratamento natural para couro cabeludo seco. Faça disso seu ritual de hora de dormir esfregando um pouco de gel de Aloe Vera no couro cabeludo.
Se você está cansado daquelas intermináveis descamações e coceiras noturnas, o gel de Aloe finalmente vai cuidar disso. Ele tem glicoproteína, que acalma o couro cabeludo e sua propriedade anti-inflamatória vai aliviar instantaneamente a coceira.
Além disso, ao aplicar gel de Aloe no couro cabeludo, você estaria impulsionando o crescimento de células novas e saudáveis no couro cabeludo. A substância chamada pectina é o que dá a consistência de gel, e essa substância ajuda novas células a crescerem. Dessa forma, o couro cabeludo fica melhor equipado para lutar contra a infecção persistente. E, finalmente, a capacidade de matar fungos do gel de aloe vai abordar as raízes do seu problema de caspa.
Veja também: Benefícios da Aloe Vera para o seu cabelo e como usar
5. Sal
Sal para caspa? Sim. Na verdade, o sal rosa/marinho do Himalaia de preferência. Você acreditaria se eu dissesse que um bom banho de mar seria sua solução para a caspa? E infelizmente, se você não pode ir ao mar, o mar pode felizmente vir até você. Quer saber como? É o sal na água do mar que vai pegar todo o excesso de óleo acumulado no couro cabeludo e remover todos os fungos que prosperam naquele óleo.
Então, se você não mora perto da praia, traga sua garrafa de sal marinho ou sal do Himalaia hoje e faça seu próprio oceano em uma garrafa . Você pode usar uma solução de sal como enxágue pós-lavagem ou adicionar um pouco de qualquer um dos sais ao seu shampoo. Na verdade, você também pode se divertir polvilhando sal em cabelos molhados e massageando-o nas raízes.
6. Gema de ovo
As gemas de ovos são usadas para o cuidado do cabelo há algum tempo. Uma maneira rápida de mimar suas madeixas é pegar alguns ovos e bater a gema para colocar nos cabelos. Existem dois componentes principais no ovo que vão ajudar você, primeiro com a caspa e depois como um remédio eficaz para couro cabeludo seco – enxofre e lecitina, respectivamente. Além disso, você ganha um bônus de minerais como selênio. Embora as gemas de ovos sejam incríveis para limpar e nutrir seu couro cabeludo, pode ser um pouco desagradável usá-las no cabelo. Você pode fazer algumas emulsões ou misturas para torná-lo um pouco mais atraente do que é.
Uma máscara que você pode tentar é a de azeite de oliva e gema de ovo. Basta adicionar uma colher de sopa de azeite de oliva às gemas de ovo e fazer uma mistura com elas. Aplique no couro cabeludo por cerca de dez minutos e use uma touca de banho. Deixe agir por 20 a 30 minutos. Você também pode fazer uma sessão de condicionamento profundo se desejar – basta enrolar uma toalha quente até que todo o calor penetre nas raízes. Enxágue com shampoo e condicionador suaves.
7. Óleo de coco
O óleo de coco resolve quase todos os problemas. Existem muitas pesquisas sobre isso e todas provam que o óleo de coco é anti-tudo: anti inflamatório, anti bacteriano, anti viral, anti fúngico.
Massagem regular com óleo de coco puro é o método mais simples e mais rápido de se livrar da caspa. Ele vai hidratar seu couro cabeludo apenas o suficiente – nem muito oleoso, nem muito seco. O óleo de coco é penetrante e funciona muito bem em suas raízes para remover o acúmulo de sebo. Uma prática muito comum em muitas casas indianas é adicionar suco de meio limão. Dessa forma, o poder de lutar contra patógenos irá dobrar.
8. Erva Índigo
O índigo é uma das ervas que tem sido amplamente aproveitada na indústria cosmética. É conhecido principalmente por sua propriedade de escurecer o cabelo. No entanto, algumas das propriedades menos conhecidas do índigo são suas habilidades de combater a caspa e reduzir a inflamação. A forma mais amplamente disponível é o óleo de erva índigo. No entanto, se você encontrar as sementes ou a casca do índigo, ele é um dos remédios naturais mais eficazes para a caspa.
9. Alho
Em muitas culturas ao redor do mundo, o alho é considerado um remédio medicinal que trata tudo. Na verdade, os egípcios aparentemente costumavam fazer votos em nome do alho, pois o consideravam sagrado. E usar o alho para tratar doenças de pele por aplicação tópica e consumo interno era uma prática comum para todas as doenças possíveis. Sua capacidade de combater patógenos, sejam bactérias ou fungos, é a principal razão para seu uso amplamente difundido.
Além disso, o alho auxilia no suporte do sistema imunológico do corpo ao acelerar as funções desempenhadas pelos leucócitos. O couro cabeludo, como tal, mesmo sem usar nenhum medicamento, está se esforçando sozinho para combater a infecção. Um remédio como o alho vai dar aquele suporte extra e aumento de imunidade para o corpo fazer tudo o que puder enquanto combate a infecção.
10. Máscaras de argila para cabelo
Mergulhe suas madeixas e couro cabeludo em todos os minerais que a Terra pode lhe oferecer. Aqui estão alguns tipos de argilas que você pode tentar para se livrar permanentemente da caspa e, na verdade, de qualquer problema de couro cabeludo e pele:
- Rhassoul Clay – Vindo do Marrocos, esta argila é um resultado natural de erupções vulcânicas diretamente do núcleo da Terra. Ela tem quantidades abundantes de cálcio, potássio, magnésio e sílica. Além disso, ela tem um poder surpreendente de remover todas as impurezas devido à sua forte carga negativa. É exatamente por isso que ela vai puxar, direto das raízes, todas as impurezas e acúmulo de sebo obstruindo seus poros.
Você pode de fato sentir essa ação de puxar enquanto a máscara fica na sua cabeça em uma forma de leve sensação de formigamento. Apesar dessa poderosa ação de ‘puxar’, ela não vai ressecar seu couro cabeludo excessivamente. Pelo contrário, vai deixar um efeito condicionador e hidratante em seu couro cabeludo.
Apenas para aumentar as propriedades de cura da argila Rhassoul, adicione um pouco de óleo de Argan e incorpore a máscara no seu couro cabeludo. Massageie por cerca de 30 segundos ou no máximo 1 minuto e enxágue bem. Quando a máscara seca e solidifica, ela pode causar quebra do cabelo, e é por isso que você não deve usar essa máscara no cabelo por muito tempo.
- Argila Bentonita – Se o uso excessivo de produtos causou estragos na saúde do seu couro cabeludo e cabelo, é hora de parar de usá-los para sempre. No entanto, parar de usar não vai resolver o problema imediatamente. Você tem que desfazer todo o dano que vem causando ao seu cabelo há anos! Isso parece um pouco pesado demais, não é? Não se preocupe, sempre há uma solução. Detox, é isso! A argila bentonita é uma ótima maneira de limpar o couro cabeludo e clarear todo o acúmulo de germes e acúmulo de produtos.
Esta é uma argila de cinza rica em cálcio de ocorrência natural, cuja fonte também pode ser rastreada até as erupções vulcânicas. Os minerais e o poder da argila de puxar todas as toxinas e produtos químicos dos poros são imensamente úteis se você quiser melhorar a qualidade do seu couro cabeludo e cabelo, em geral. Livrar-se da caspa crônica é apenas uma parte disso.
Apenas certifique-se de usar uma tigela de plástico para fazer uma máscara de argila bentonita, porque ela reage com metal e isso pode diminuir a eficácia da argila. Além disso, como é argila desintoxicante, tente fazer uma máscara com ingredientes hidratantes, como mel cru ou iogurte fresco, para evitar sentir-se muito seco após a lavagem.
11. Mel de Manuka
O mel de Manuka está ganhando bastante atenção a cada dia. Embora seja uma prática bastante antiga de usar o mel de Manuka para fins de cura, o uso era restrito apenas ao país de origem – Nova Zelândia. No entanto, este é um poderoso agente antibacteriano. O mel de Manuka, sendo um umectante extraordinário, é um precioso remédio para couro cabeludo seco.
No entanto, caso você tenha dificuldade em obter um frasco de mel de Manuka, usar qualquer mel orgânico cru ajudará você substancialmente. Lembre-se de que o mel é fotossensível. Portanto, evite sair no sol após o tratamento do couro cabeludo com mel a todo custo. Caso contrário, você acabará tratando a caspa, mas terá que lidar com os cabelos grisalhos.
Use qualquer um dos méis, mas certifique-se de que eles sejam puros e orgânicos. Lembre-se de que o mel tem que ficar na sua cabeça por um tempo e ele vai realmente entrar nos seus folículos. Isso torna essencial que você use mel absolutamente puro. Pessoas que sofrem de caspa crônica e coceira incontrolável juram que este é um excelente remédio para caspa; que trata o couro cabeludo escamoso e também a coceira persistente. Além disso, se você tem lesões e feridas no couro cabeludo por causa de coceira constante, as propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes do mel cuidam disso também.
Óleos Essenciais para caspa
Para cada problema, há um óleo essencial. Na verdade, vários óleos essenciais. Aqui está uma lista de óleos essenciais para caspa que podem livrar você do problema rapidamente. Você verá resultados logo na primeira lavagem. Então escolha um, ou combine duas ou mais variedades e faça um tônico anticaspa e faça disso parte do seu regime de cuidados com os cabelos.
12. Óleo essencial de capim-limão
Um dos óleos essenciais mais eficazes que você não pode perder, se pretende se livrar da caspa. A substância cítrica, presente no óleo essencial de capim-limão, tem poderosas propriedades antifúngicas. Ele mostra um efeito inibitório sobre a espécie fúngica Malassezia, que é conhecida por ser a principal causa da caspa persistente. Você pode se beneficiar da bondade deste óleo essencial adicionando algumas gotas em óleos carreadores como óleo de jojoba ou coco ou pode adicionar algumas gotas ao seu shampoo.
13. Óleo de Tea Tree
O óleo de Tea Tree é outro favorito entre as pessoas que procuram maneiras naturais de se livrar da caspa. Este óleo essencial de cheiro pungente, fabricado pelo processo de destilação a vapor das folhas da árvore do chá, provou ter qualidades antifúngicas. Apenas algumas gotas do óleo são suficientes para conseguir ver melhora.
A aplicação tópica do óleo (sempre dilua o óleo em óleos carreadores de sua escolha) duas vezes por semana até que você veja diferenças é a melhor maneira de se livrar da caspa. Você experimentará visivelmente menos descamação em pouco tempo e imenso alívio da coceira.
14. Óleo de Alecrim
O alecrim é um dos óleos essenciais mais reputados, conhecido por suas propriedades terapêuticas. Ele cura infecções na pele e no cabelo e é um componente maravilhoso do kit de beleza. O óleo tem um cheiro muito parecido com cânfora. Inalá-lo leva a uma zona de calma completa. Curiosamente, é altamente eficaz para tratar caspa devido às suas funções antimicrobianas. É um poderoso remédio anti acne que por si só é um sinal de que vai resolver seus problemas de couro cabeludo oleoso e caspa.
Novamente, como a maioria dos óleos essenciais, o alecrim também deve ser diluído em um óleo carreador (2 gotas de óleo de alecrim para cada colher de óleo carreador) e aplicado topicamente em todo o couro cabeludo. Além disso, o óleo de alecrim é excelente para promover a circulação sanguínea. Isso ajudará ainda mais seu sistema a lutar contra os patógenos, além de aliviar a dor e a inflamação, se houver.
15. Óleo de madeira de cedro
Este óleo essencial com cheiro amadeirado é um poderoso antifúngico e pode aliviar você de caspa crônica séria. Na verdade, é ainda mais eficaz no tratamento de couro cabeludo seco e escamoso. O óleo essencial de cedro é popularmente usado para o tratamento de eczema e problemas de queda de cabelo como alopecia. Ele fornece a nutrição que o couro cabeludo precisa e fortalece os folículos do cabelo. Não é de se admirar que seja chamado de “tônico capilar”, pois cuida do fortalecimento das raízes, promovendo o crescimento saudável do cabelo, reduz o ressecamento do couro cabeludo e inibe o crescimento de fungos.
Você pode usar o cedro isoladamente com óleos carreadores ou também fazer uma mistura com outros óleos essenciais, como o de alecrim, que combinam excepcionalmente bem e amplificam o efeito anticaspa.
16. Óleo de hortelã-pimenta
Você já observou que, com bastante frequência, os shampoos anticaspa têm um efeito refrescante posterior? Se você não quiser usar um shampoo comprado em loja, mas ainda quiser aproveitar o efeito mentolado, a hortelã é sua opção. O óleo de hortelã não só lhe dará consolo instantâneo da coceira incontrolável, mas também lidará com o principal problema subjacente que está causando a coceira, pois é um antisséptico eficaz.
A dor pós-coceira é realmente intolerável às vezes e somente uma pessoa que já lidou com um problema como esse pode entender o quão sério é um problema de coceira. Para se livrar de uma vez por todas da sua coceira e caspa, use óleo essencial de hortelã-pimenta juntos a outros óleos ou individualmente.
A hortelã e a pimenta são antibacterianos e anti-inflamatórios por natureza – ambas as qualidades que vão beneficiá-lo imensamente e podem ser consideradas o melhor tratamento para a caspa. Apenas lembre-se de diluir o óleo antes de aplicar diretamente, pois ele pode ser realmente concentrado e forte para seu couro cabeludo já sensível. É um óleo altamente volátil e é sempre melhor se usado criteriosamente. Abstenha-se de usar se observar quaisquer reações alérgicas.
17. Enxágue com infusão de tomilho
Quando se trata de tratar caspa, Tomilho e Alecrim geralmente andam juntos. Assim como o Alecrim, o Tomilho também limpa seu couro cabeludo para ajudar você a se livrar do acúmulo de sebo, acúmulo de fungos e bactérias e, sim, também inflamação. A substância no Tomilho que faz tudo isso por você é o timol. É um antisséptico e especificamente antifúngico, o que o torna um remédio caseiro para qualquer infecção fúngica, como fungo nas unhas dos pés, por exemplo. Você pode usar óleo de Tomilho para tratar ressecamento e infecção do couro cabeludo. No entanto, a maneira mais eficaz de usar Tomilho para caspa capilar é enxaguar com água de Tomilho.
Adicione folhas secas de tomilho à água fervente (2 colheres de sopa de tomilho para aproximadamente uma xícara de água fervente). Deixe as folhas em infusão e, quando a infusão estiver pronta, filtre as folhas. Lave o cabelo com um shampoo suave, condicione se quiser e finalize enxaguando o cabelo com esta água de tomilho. Lembre-se de não enxaguar com água novamente. Esta água de tomilho é um tratamento antifúngico leave-in pós-lavagem. Como o alecrim e o tomilho andam de mãos dadas em rima perfeita, você pode usá-los em conjunto. Além disso, você pode encher esta mistura em um borrifador e usá-la como um spray em vez de um enxágue.
18. Dieta anti caspa
Zinco – inclua muito zinco na sua dieta, porque esse mineral tem a capacidade de carregar seu sistema imunológico e aumentar a eficiência do corpo no combate a infecções. Além disso, o zinco ajuda imensamente a reduzir a inflamação. Outra razão pela qual o zinco deve receber sua atenção é porque o zinco tem uma grande participação na regulação da quantidade certa de sebo no couro cabeludo.
É exatamente por isso que a maioria dos produtos anticaspa tem um ingrediente em comum chamado piritionato de zinco. Embora a aplicação tópica desse ingrediente vá ajudar você, coma alimentos ricos em zinco, como espinafre, ostras, sementes de melancia e abóbora.
Vitamina B6 – aumente também o consumo de alimentos ricos em vitamina B6, porque para melhor absorção de zinco, seu corpo requer B6. Produtos de soja, frutos do mar e nozes são todos ricos em vitamina B6. Um dos alimentos com maior teor de B6 é o grão-de-bico. Uma xícara de grão-de-bico contribui para mais de 50% da sua necessidade diária de B6.