Você já ouviu falar sobre raspar a língua? Essa prática simples tem ganhado cada vez mais atenção quando o assunto é saúde bucal e bem-estar. Além de ajudar na higiene, ela traz uma série de benefícios que vão além da boca, ajudando até no funcionamento do intestino. Raspar a língua pode parecer um detalhe, mas faz uma grande diferença na sua rotina de cuidados pessoais. Então, que tal entender melhor os benefícios de raspar a língua e aprender como fazer isso do jeito certo?
Benefícios de raspar a língua
- Melhora o hálito
O principal motivo que leva muita gente a começar essa prática é a melhora no hálito. Durante a noite, bactérias e toxinas se acumulam na língua, criando uma camada branca (ou amarelada) que não é nada saudável. Raspar a língua remove essa camada, eliminando as bactérias que causam o mau hálito, deixando sua boca mais fresca logo pela manhã. - Auxilia na digestão e melhora o intestino
Talvez você não saiba, mas a raspagem da língua também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino. Quando removemos as toxinas acumuladas na língua, evitamos que elas sejam reabsorvidas pelo organismo e interfiram no processo digestivo. Com isso, o corpo consegue digerir os alimentos de forma mais eficiente, o que beneficia diretamente o intestino. É como um detox diário que começa logo pela boca. - Estimula o paladar
Quer apreciar melhor os sabores da comida? Raspar a língua pode ajudar! Pesquisas mais antigas sugerem que usar um raspador de língua duas vezes ao dia pode melhorar seu paladar. Sua língua pode conseguir distinguir melhor entre sensações amargas, doces, salgadas e azedas. Ao remover a camada de toxinas e resíduos que se acumulam, você libera as papilas gustativas e melhora a sensibilidade ao sabor. Isso significa que, além de sentir mais o gosto dos alimentos, você também pode controlar melhor o apetite, o que, para alguns, pode ajudar até no processo de emagrecimento. - Remove toxinas e bactérias
A língua é uma das partes da boca que mais acumula bactérias e toxinas. Essas substâncias, se não forem removidas, podem ser ingeridas novamente, prejudicando sua saúde de forma geral. Raspar a língua diariamente ajuda a eliminar essas toxinas, promovendo um equilíbrio no seu corpo e evitando problemas digestivos. Um estudo de 2005 descobriu que usar um raspador de língua duas vezes ao dia por sete dias reduziu a incidência geral de bactérias mutans estreptococos e lactobacilos na boca. Esses tipos de bactérias são conhecidos por causar mau hálito e cáries. - Melhora a aparência da boca
Pesquisas mais antigas sugerem que usar um raspador de língua duas vezes ao dia pode melhorar seu paladar. Sua língua pode conseguir distinguir melhor entre sensações amargas, doces, salgadas e azedas. Um sorriso bonito e saudável vai muito além dos dentes. Quando você inclui a raspagem da língua na sua rotina de higiene bucal, percebe uma melhora geral na saúde da boca. O acúmulo de resíduos na língua pode causar doenças gengivais e outros problemas bucais, mas com a prática da raspagem, você previne esses males.
Porque raspar a língua ao acordar?
Ao acordar, sua boca está repleta de bactérias e toxinas acumuladas durante a noite. Por isso, o melhor momento para raspar a língua é logo pela manhã, antes mesmo de ingerir qualquer alimento ou líquido. Dessa forma, você evita que essas impurezas sejam reabsorvidas pelo corpo, o que contribui para um melhor funcionamento do sistema digestivo e, consequentemente, melhora a saúde do intestino.
Por que usar um raspador de língua de cobre?
O cobre é um dos melhores materiais para a raspagem da língua devido às suas propriedades antimicrobianas. Ele ajuda a eliminar as bactérias de forma mais eficaz, além de ser durável e fácil de limpar. Por isso, muitos especialistas recomendam o uso de raspadores de língua de cobre como a melhor opção para essa prática.
Como raspar a língua corretamente
Agora que você já sabe os benefícios de raspar a língua, vamos ao passo a passo de como fazer isso corretamente:
- Escolha seu raspador: você pode usar um raspador de cobre ou até mesmo uma colher. Embora o raspador seja mais eficiente, uma colher também faz o trabalho.
- Faça a raspagem pela manhã: sempre raspe a língua logo após acordar e antes de escovar os dentes.
- Posicione o raspador no fundo da língua: comece o processo na parte posterior da língua e puxe suavemente para a frente.
- Repita algumas vezes: faça isso 4 ou 5 vezes, até remover toda a camada de impurezas.
- Lave o raspador: depois de usar, limpe o raspador com água corrente para garantir que ele esteja livre de bactérias.
Dicas sobre a raspagem da língua
Raspar a língua é uma maneira rápida de remover partículas extras — incluindo aquelas que causam mau hálito — da superfície da língua. Embora nenhum raspador substitua uma boa escovação, seus benefícios têm atraído muitas pessoas para adicionar este passo extra às suas rotinas matinais e noturnas.
Detritos, bactérias e células mortas podem se acumular em sua língua ao longo do tempo. Isso pode levar ao mau hálito e ter um impacto negativo na sua saúde bucal geral.
Veja também: Como escovar os dentes corretamente e ficar longe dos problemas bucais
Existe algo que o raspar da língua não pode fazer?
Um equívoco comum sobre o raspar da língua é que ele oferece benefícios prolongados na redução do mau hálito. Embora o raspar possa ajudar a eliminar o mau hálito, a consistência é fundamental.
Por exemplo, usar um raspador de língua pela manhã não impedirá o mau hálito de se desenvolver mais tarde durante o dia. As bactérias se acumularão conforme você come e bebe, então, se você se preocupa com o mau hálito, precisará raspar após cada refeição.
No mínimo, raspe sua língua quando escovar os dentes. Isso ajudará a prevenir o acúmulo a longo prazo associado ao mau hálito grave.
Outro equívoco é que usar uma escova de dentes na língua é tão eficaz quanto usar um raspador de língua. Os resultados de um estudo sugerem que raspadores de língua removeram 30% mais compostos sulfurados voláteis na língua do que uma escova de cerdas macias.
Existem efeitos colaterais ou riscos a considerar?
Uma das maiores preocupações sobre o raspar da língua é estimular o reflexo de vômito. Para evitar isso, evite colocar o raspador muito para trás na língua. Você deve estar atento à quantidade de pressão que está aplicando.
Produtos para experimentar
Raspadores de língua podem ser feitos de plástico ou diferentes metais. Qual você escolher depende de sua preferência pessoal. Raspadores de língua de metal geralmente são considerados mais duráveis. Os de plástico geralmente são mais baratos, mas podem precisar ser substituídos com mais frequência.
Conclusão
Incluir a raspagem da língua na sua rotina é uma prática simples, mas poderosa, que traz inúmeros benefícios para a saúde bucal e para o corpo como um todo. Seja para melhorar o hálito, auxiliar na digestão ou ajudar no controle do apetite, raspar a língua é um daqueles pequenos hábitos que fazem toda a diferença. Agora que você já sabe como fazer e por que essa prática é tão benéfica, que tal começar amanhã cedo?