O que é a meditação andando
Quando você pensa em meditação, provavelmente imagina uma pessoa sentada, imóvel, de olhos fechados, desligando-se do mundo ao seu redor. Mas a meditação pode ser de várias formas, e é possível meditar em movimento. Na verdade, a meditação pode ser praticada durante uma caminhada ao ar livre. Conheça a caminhada meditativa.
A meditação andando é a prática de caminhar estando totalmente presente e consciente do próprio corpo e do ambiente.
O principal objetivo de uma meditação andando é aprender a estar no momento presente e sem julgamento enquanto realiza uma atividade simples como caminhar.
Você pode fazer a meditação andando em conjunto com outras práticas de meditação. A melhor parte? Mesmo uma meditação caminhando diária de 5 a 10 minutos pode trazer benefícios.
Vamos dar uma olhada mais de perto na meditação andando, incluindo como começar, benefícios, como fazer e dicas para superar quaisquer desafios.
Primeiros passos para a meditação andando
Este é o ponto chave da meditação andando: ela foi feita para ser simples. Não requer equipamento especial e não se trata de quão rápido você anda ou quantos minutos você faz. Trata-se de caminhar como faria normalmente, mas com um pouco mais de atenção . Esteja totalmente presente, use seus sentidos para estar mais consciente do que está ao seu redor, sinta como o ar enche seus pulmões e como o chão chega sob seus pés.
Comece com passos pequenos e fáceis. Você pode começar com uma rotina de meditação caminhando de 5 a 10 minutos. Se você trabalha, pode fazer uma meditação andando na hora do almoço. Depois disso, você pode aumentar lentamente a duração da meditação andando.
A meditação andando pode parecer estranha no início, como se você não estivesse fazendo nada diferente da caminhada normal. Muitas vezes as pessoas julgam que a meditação andando ou a meditação em geral é uma perda de tempo; isso é completamente normal.
Ao caminhar, você começará a perceber que sua mente vagueia de um tópico para outro. Tudo bem, mas é importante voltar à técnica de atenção plena.
Tente reconhecer esses julgamentos como apenas pensamentos que estão passando e, em seguida, novamente direcione suavemente sua atenção de volta para a sensação de seus pés fazendo contato com o chão, o vento em seu rosto, o sol em sua pele.
Benefícios da meditação andando
Há uma infinidade de pesquisas sobre os benefícios da meditação em geral e da meditação andando especificamente. Estudos sugerem que a prática da meditação andando melhora o humor geral, o equilíbrio emocional, o foco e a memória.
Além disso, desde que você seja fisicamente capaz, nunca há uma desvantagem em levantar e mover seu corpo. Lembre-se, caminhar é exercício! E se você teve um dia estressante ou não está se sentindo bem por algum motivo, a meditação andando é uma ótima maneira de se recuperar.
Aqueles que praticam a meditação andando relatam frequentemente que quando fazem uma caminhada consciente sentem-se mais revigorados, têm um maior sentido de ligação com a natureza, ganham perspectiva sobre os seus problemas e experimentam um aumento de confiança.
Um estudo de 2019 descobriu que apenas 13 minutos de meditação diária durante um período de 8 semanas podem ter efeitos positivos no humor, na atenção e na memória.
Um estudo de 2016 mostrou que 8 semanas de Redução do Estresse Baseada na Atenção Plena alteram estruturas do cérebro relacionadas à regulação emocional.
Um estudo promissor de 2018 indicou que apenas uma meditação de 10 minutos poderia aumentar a concentração dos participantes, que receberam uma tarefa para completar após meditarem.
Um estudo de 2020 sugeriu que o número de caminhadas que uma pessoa faz por semana está associado à melhoria da saúde mental; a duração da caminhada não é um fator notável.
Em 2018, os pesquisadores descobriram que tanto uma caminhada de 10 minutos quanto 10 minutos de meditação melhoraram rapidamente o humor de jovens adultos.
Você pode conferir a fonte dos estudos citados no final deste artigo.
Técnicas e dicas para caminhada consciente
Lembre-se de que uma meditação andando não precisa ser complicada e não requer muito planejamento. É tudo uma questão de sair e caminhar como você faria qualquer dia, mas com um pouco mais de atenção e intenção.
Aqui estão as principais dicas para fazer uma meditação andando funcionar para você:
- Vá devagar e caminhe em uma área tranquila e calma.
- Concentre-se nos seus sentidos, um sentido de cada vez; por exemplo, concentre-se nas sensações da sua respiração ou no que você vê enquanto caminha.
- Anote todos os julgamentos que você tenha tido sobre o que está ao seu redor ou o que está fazendo ou pensando.
- Anote qualquer pensamento que você tenha tido sobre os próximos eventos no resto do dia, quão ocupado você está, etc.
- Se observar qualquer pensamento difícil, tente deixá-los ir, concentrando-se em como seus pés se sentem ao tocar o chão, no frescor da brisa em sua pele e em qualquer outra sensação física.
- Continue esta prática ao longo da caminhada: observação de sensações, observação de pensamentos, deixando os pensamentos irem, concentrando-se no que está ao seu redor.
Superando Desafios
A principal dúvida que as pessoas têm ao iniciar uma meditação andando é: “Estou fazendo certo?”
Isso é muito comum, mas você não precisa ter esse pensamento. É impostante saber: desde que você entre em meditação com a intenção de estar presente, você está fazendo certo.
Então, o que você pode fazer quando essas preocupações ou dúvidas começam a surgir? Aqui estão algumas dicas:
- Lembre-se de que aprender uma nova habilidade como a meditação leva tempo e prática.
- Diga a si mesmo que está tudo bem se você se perder em pensamentos enquanto estiver fazendo uma meditação andando.
- Continue a trazer suavemente a sua consciência de volta ao momento presente.
- Em caso de dúvida, concentre-se nos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato.
- Tente não se criticar quando sua mente divagar.
Benefícios da meditação andando
Os benefícios da meditação andando são semelhantes aos da meditação em geral: pode reduzir o estresse, a depressão, levar a um sono melhor e até ajudar a melhorar condições de saúde como pressão alta e dor crônica.
Mais importante ainda, se você está apenas começando uma meditação andando, tente não se preocupar se está fazendo isso corretamente ou se está funcionando. Adotar uma meditação andando é algo que quase qualquer pessoa pode fazer. É tudo uma questão de sair de casa, colocar um pé na frente do outro e tentar estar atento ao momento presente e ao que você está vivenciando.
O objetivo da meditação não é ter a mente vazia. O verdadeiro objetivo é ser capaz de observar e perceber os pensamentos que entram e saem da sua mente sem julgamento.