Embora o estresse seja uma parte inevitável da vida, os últimos anos trouxeram um estresse mais intenso do que o normal. Um pouco de estresse pode até ser útil, pois pode nos ajudar a ter um melhor desempenho em testes, ao fazer apresentações ou na preparação para um grande evento. Mas muito estresse, ou estresse crônico, pode ser prejudicial à nossa saúde, relacionamentos, autoimagem e qualidade de vida. O estresse prolongado ou de longo prazo pode ter efeitos prejudiciais ao longo do tempo. Como o estresse é uma parte inevitável da vida, todos nós podemos nos beneficiar de uma rotina consistente de gerenciamento do estresse.
Existem muitas opções, técnicas e rotinas diárias que podemos escolher e até combinar para criar uma rotina de gerenciamento do estresse individualizada e benéfica que funcione. Na realidade, o estresse não é o problema, mas sim a falta de capacidade para lidar ou gerir o estresse. Livros de autoajuda voltados para o gerenciamento do estresse podem ser um ponto de partida benéfico e eficaz.
Aqui estão alguns os melhores livros sobre gerenciamento do estresse reconhecidos mundialmente:
Mais forte do que nunca: Caia. Levante-se. Tente outra vez. Por Brené Brown
A professora e pesquisadora Brené Brown, da Universidade de Houston, tem se dedicado há mais de 20 anos ao estudo da coragem, vulnerabilidade, vergonha e empatia. Ela é autora dos best-sellers “A Coragem de Ser Imperfeito” e “Mais Forte do Que Nunca”, ambos alcançando o topo da lista de mais vendidos do The New York Times.
Neste livro, Brené Brown guia os leitores a enfrentar suas próprias histórias, mostrando como isso pode ajudá-los a tomar as rédeas de suas vidas e a direcionar suas jornadas com mais consciência e propósito. Evitar-nos pode levar-nos a sentimentos de ansiedade e estresse crônicos. Abraçar até mesmo as partes dolorosas de nossas histórias nos ajuda a nos sentir melhores, e mais certos de para onde queremos que nosso futuro vá.
Burnout: O segredo para romper com o ciclo de estresse. Por Emily Nagoski, PhD e Amelia Nagoski, DMA
Um livro para mulheres. Como as mulheres podem vivenciar o esgotamento de forma diferente dos homens. As irmãs Emily Nagoski, Ph.D., e Amelia Nagoski, DMA, reuniram o que tem sido referido como “o padrão ouro dos livros de autoajuda” para ajudar as mulheres a evitar e curar episódios de esgotamento.
As técnicas deste livro foram endossadas e usadas por Brené Brown e mantêm uma avaliação de quase cinco estrelas dos leitores.
A Alegria do Movimento: Como o Exercício nos Ajuda a Encontrar Felicidade, Esperança, Conexão e Coragem. Pela Dra. Kelly McGonigal
A Dra. Kelly McGonigal estudou o estresse, seus efeitos e as melhores técnicas de gerenciamento do estresse em toda a sua carreira. Através de pesquisas em psicologia, antropologia e neurociência, Dra. McGonigal mostra como diferentes tipos de movimento podem não apenas diminuir o estresse, mas também aumentar a alegria.
Este livro é obrigatório se você trabalha em casa ou tem um trabalho administrativo.
À prova de estresse: A solução científica para proteger seu cérebro e seu corpo da pressão do dia a dia. por Mithu Storoni, Bruno Mattos (Tradutor)
Sendo o livro sobre estresse mais detalhado do mercado, cada capítulo aborda um aspecto diferente do estresse – desde inflamação, níveis de cortisol e gatilhos emocionais.
Storoni concentra-se não apenas em como proteger o corpo dos efeitos negativos do estresse, mas também em como aumentar a resiliência e criar hábitos que ajudem o corpo a se recuperar rapidamente do estresse.
Escolha um, ou todos, e boa leitura!