O que é limpar a mente
Muitos acham que o estresse pode ser agravado por pensamentos não apenas sobre o estresse presente, mas também sobre eventos ou questões que ocorreram no passado ou mesmo eventos que podem ocorrer no futuro.
Se você já passou por esse tipo de estresse, deve ter notado que os mesmos pensamentos se repetem continuamente em sua mente, criando um ciclo interminável e aumentando a preocupação. Este padrão de pensamento não só não ajuda em nada a resolver os problemas em questão, mas também pode interferir em boas práticas que ajudam a criar paz interior – como um sono reparador.
Embora você possa ter ouvido no passado que “limpar a mente” ajuda a se livrar do estresse, essa estratégia não consiste, na verdade, em abandonar todos os pensamentos e preocupações em sua mente. Em vez disso, trata-se de aprender a estar mais atento e observar seus pensamentos sem julgamento.
Este artigo aborda alguns dos benefícios de se tornar mais consciente de seus próprios pensamentos. Ele também fala de algumas estratégias que você pode usar para se libertar desses estressores recorrentes.
Efeitos positivos de limpar a mente
O processo de repetir os mesmos pensamentos repetidamente em sua cabeça é conhecido como ruminação. A pesquisa mostrou que a ruminação pode ser prejudicial de várias maneiras. Ser capaz de se libertar dessa prática negativa é uma habilidade importante a ser dominada.
Um dos principais problemas da ruminação é que quando você se concentra em eventos perturbadores do passado ou do futuro, você cria ansiedade no presente. Essa ansiedade desencadeia sua resposta ao estresse e rouba sua alegria no momento. O resultado pode ser estresse crônico – uma condição prejudicial à saúde que pode levar a uma série de problemas físicos, mentais e emocionais.
Aprender a evitar a ruminação (ou administrá-la com sucesso) pode ajudá-lo a manter ou alcançar um estado mental melhorado.
- Melhor descanso
Descobriu-se que a ruminação afeta o descanso. A ruminação não só atrasa o momento em que você para de se estressar, por exemplo, com o trabalho e começa a relaxar no final do dia, mas também pode afetar o seu sono. Com menos tempo para rejuvenescer e mais tempo para se sentir desagradável, quem rumina recebe uma dose dupla de estresse com capacidade limitada de recuperação.
Ao gerenciar melhor a ruminação, você poderá passar mais tempo (acordado e dormindo) em um estado mais repousante.
- Diminui o cortisol
Acredita-se que o estresse crônico, que pode ser exacerbado pela ruminação, contribua para a doença porque causa a ativação excessiva de sistemas biológicos que respondem ao estresse. A ruminação também pode alterar os sistemas de resposta ao estresse do corpo, amplificando e prolongando a exposição a mediadores fisiológicos, como o cortisol.
O cortisol é comumente conhecido como “hormônio do estresse”, pois é um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais e liberado como resposta natural do corpo ao estresse. O cortisol desempenha vários papéis importantes no corpo que podem afetar a maneira como você se sente. Pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, regular o metabolismo, reduzir a inflamação e auxiliar na formulação da memória. Mas níveis elevados e prolongados de cortisol estão associados a resultados negativos para a saúde.
Um estudo descobriu que pessoas que ruminavam pensamentos tinham níveis mais elevados de cortisol em seus sistemas no final do dia do que no início do dia. Essas descobertas apontaram para a probabilidade de o cortisol estar ligado à maneira como lidam com o estresse do dia. O estudo também demonstrou que a ruminação (não apenas os acontecimentos do dia) está diretamente relacionada com o aumento das respostas físicas ao estresse.
- Aumenta a criatividade
A ruminação dos pensamentos pode prejudicar sua criatividade. Um estudo descobriu que as pessoas que ruminavam sobre os problemas no trabalho eram menos criativas no trabalho, enquanto aquelas que se dedicavam ao pensamento de resolução de problemas apresentavam uma recuperação mais rápida fora do trabalho.
Em suma, ruminar com mais frequência provavelmente significa que você “leva seu trabalho para casa”. Por outro lado, aqueles que participam em pensamentos de resolução de problemas são provavelmente mais criativos (e provavelmente mais eficazes) no trabalho e desfrutam de uma recuperação mais relaxada depois do trabalho.
A investigação também relacionou a ruminação com uma diminuição da capacidade de ver soluções para problemas, o que pode potencialmente levar a mais estresse.
Como limpar a mente
Aprender como limpar a mente, estar mais atento e observar seus pensamentos sem julgar pode ajudar a combater a ruminação e pode levar a um sono melhor, um tempo de descanso mais eficaz após o trabalho, maior concentração e maior criatividade. A prática pode até ser boa para seus relacionamentos. Portanto, vale a pena investir algum tempo em estratégias de atenção plena.
Se seus pensamentos sobre uma situação estressante ficarem “travados” e pensar em um evento não levar mais a mudanças positivas, é hora de tomar medidas para mudar seu pensamento.
Dito isto, é mais fácil falar do que fazer e abandonar as emoções negativas. Felizmente existem algumas técnicas para acalmar seus pensamentos e limpar a mente que você pode tentar descritas a seguir:
1. Pratique Meditação
Pesquisas mostram que a meditação pode ser útil para facilitar o perdão, abandonar a ruminação de pensamentos e reduzir emoções negativas. A meditação também oferece muitos outros benefícios. Para iniciar uma prática de meditação, basta encontrar um lugar onde possa sentar e relaxar. Então observe seus pensamentos sem se apegar a eles. Depois de notá-los, deixe-os ir e traga seu foco de volta para o momento presente.
Veja aqui: Como meditar
2. Cultive a atenção plena
Mindfulness é a prática de ficar totalmente imerso em uma atividade, e não em pensamentos sobre outras coisas. Mindfulness é uma ótima opção para pessoas ocupadas. Embora envolva desacelerar e focar em uma coisa, não envolve interromper todas as atividades como faz a meditação tradicional.
Concluir uma atividade com atenção plena pode ser uma forma restauradora de observar seus pensamentos e realizar tarefas. Experimente limpar um quarto, arrumar um armário ou preparar uma refeição saudável em atenção plena.
Veja aqui: Como praticar a atenção plena em sua vida
3. Experimente a escrita expressiva
Se sua mente estiver cheia de pensamentos e sentimentos estressantes, pode ser útil ceder aos pensamentos e expressá-los por escrito. O registro no diário permite que você se aprofunde nos tópicos que atormentam seus pensamentos.
Experimentar e examinar plenamente suas emoções pode ajudá-lo a debater soluções e fornecer diferentes maneiras de encarar seus problemas (uma técnica conhecida como reestruturação cognitiva). Ao começar, estabeleça um limite de tempo para não ficar preso na ruminação. Vários estudos descobriram que 20 minutos é um período de tempo eficaz para mudanças mentais e emocionais positivas, sem cair na ruminação.
4. Distraia-se
Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer para mudar seus pensamentos negativos é mudar seu foco. Vá para fora. Faça exercício. Envolva-se com um projeto ou hobby. Perca-se em um bom livro por alguns minutos. Atividades como tai chi e caratê também podem ser usadas para limpar sua mente.
O simples ato de distração é uma excelente maneira de trazer atividades positivas para sua vida e fazer uma pausa no estresse e nas preocupações.
5. Conecte-se com amigos
Você deve ter notado que quando está excessivamente estressado e absorto em ruminações, não é tão divertido estar perto de você. Como resultado, seus relacionamentos podem ser prejudicados. Concentrar-se em relacionamentos positivos pode minimizar o estresse e a tendência a ruminar. Ao fortalecer seus relacionamentos, você dispõe de uma técnica de enfrentamento saudável.
A pesquisa descobriu que aqueles com fortes conexões sociais tendem a usar menos a ruminação para lidar com o estresse. Essas pessoas também apresentam taxas mais baixas de depressão, transtorno de estresse pós-traumático e respostas inflamatórias ligadas ao estresse.
Processar seus problemas com um amigo empático pode ser uma distração saudável e um método de enfrentamento altamente eficaz. Mas mesmo que você opte por não discutir seus problemas, o simples ato de se reunir com um amigo pode ser útil para clarear sua mente. É uma maneira divertida e saudável de lidar com o estresse e a ansiedade.
Conclusão
Existem muitas estratégias que você pode usar para limpar a mente e se tornar mais consciente de seus pensamentos. Meditar, praticar a atenção plena, registrar um diário e apoiar-se nos amigos podem ser maneiras úteis de lidar com a situação.
Limpar a mente pode significar se tornar mais consciente de seus pensamentos e aprender a observá-los e aceitá-los sem julgamento. Ao se tornar mais consciente de seus próprios padrões de pensamento, você estará mais apto a tomar medidas para mudar alguns dos padrões de pensamento negativos que contribuem para o estresse.