Sonolência diurna é muito comum. Se você sempre se sente cansado durante o dia, pode ser um sinal de que você precisa mudar sua rotina. Pode ser até mesmo um sintoma de uma condição de saúde subjacente.
Os fatores que podem fazer com que você se sinta cansado são:
- Estilo de vida
- Condições de saúde
- Distúrbios do sono
- Saúde mental
- Estresse crônico
- Deficiências nutricionais
Este post explica 27 possíveis razões pelas quais você pode estar sentindo sono durante o dia, mesmo dormindo bem à noite. Também explica o que você pode fazer para se sentir menos cansado durante o dia.
Estilo de vida
O estilo de vida pode ter um grande impacto no seu estado de alerta diurno e nos níveis de energia. Entre os fatores que você pode analisar com um profissional de saúde são: dieta e hidratação, hábitos de sono, níveis de estresse, e suas atividades rotineiras.
Dieta
Seu corpo obtém a maior parte de sua energia dos alimentos. Se você não faz uma dieta equilibrada ou costuma pular as refeições, pode não estar recebendo a nutrição de que seu corpo precisa. Isso pode contribuir para se sentir cansado durante o dia.
Algumas causas de sonolência excessiva relacionadas à dieta, incluem:
- Deficiências de vitaminas e minerais, incluindo zinco, vitamina B12, e vitamina D
- Alterações nos níveis de açúcar no sangue que limitam a capacidade do seu corpo de transportar energia para suas células
- Consumo excessivo de álcool
- Consumo excessivo de cafeína
Uma adequação alimentar e/ou suplementos nutricionais podem ser necessários para ajudá-lo a parar de sentir sono.
Desidratação
Quando você perde mais líquido do que consome, pode ficar desidratado. Cerca de 50 a 60% do seu peso corporal consiste em água. Suar, urinar, o calor, e doenças, podem esgotar a água do seu corpo.
Quando você está desidratado, pode se sentir mais cansado do que o habitual e com pouca energia. Embora não haja recomendação oficial sobre a quantidade de água que devemos tomar, um média geral seria de oito copos ou 2 litros por dia; no entanto, isso não se aplica a todos. De um modo geral, se sua urina é amarela transparente e clara, significa que você está bem hidratado. Caso esteja amarela escura, isso quer dizer que falta água no corpo, e que você deve se hidratar melhor.
Experimente beber mais água durante o dia e observe se irá se sentir menos cansado.
Por fim, um médico pode aconselhá-lo sobre quanto líquido você deve beber e se a desidratação pode ser a razão pela qual você está tão cansado.
Hábitos de sono ruins
É possível que você esteja cansado durante o dia porque não está tendo sono de qualidade suficiente. Aqui estão alguns hábitos comuns que podem afetar de forma negativa o tempo e a qualidade do sono:
- Dormir em um ambiente muito quente, barulhento ou desconfortável
- Falta de uma rotina do sono
- Praticar exercícios antes de dormir
- Tirar um cochilo no final do dia
- Não ter a quantidade adequada de sono profundo necessário para o seu momento de vida
Adotar uma rotina regular de sono e criar um ambiente agradável para dormir pode ajudá-lo a sentir menos sono durante o dia.
Quanto sono eu preciso?
Adultos de 18 a 60 anos devem dormir pelo menos sete horas por noite. Algumas pessoas precisam de um pouco mais de sono para se sentirem bem descansadas, enquanto outras precisam de menos. Se você estiver dormindo oito ou nove horas por noite e ainda não se sentir descansado, fale com um médico.
Estilo de vida sedentário
Um estilo de vida sedentário – sem atividade física – aumenta a probabilidade de você ter um sono agitado e de má qualidade. Ronco e pequenas pausas respiratórias podem contribuir para o problema. O tempo de tela e a exposição à luz de dispositivos eletrônicos também podem fazer com que você durma mal.
Pesquisas sugerem que fazer atividade física pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Um estudo acompanhou 41 pessoas, algumas das quais fizeram pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana durante seis meses. Os participantes do grupo de exercícios relataram menos insônia, menor índice depressão e ansiedade do que aqueles que não se exercitaram.
Pessoas que não dormem o suficiente correm maior risco de desenvolver depressão e outras condições médicas, como síndrome metabólica.
Esforço excessivo
Praticar exercícios de forma exagerada, ou ter outro tipo de esforço excessivo, pode deixar seu corpo exausto para se recuperar durante a noite. Isso pode fazer com que você se sinta cansado e desmotivado, ou pode dificultar o sono adequado. Outros sintomas que podem acompanhar o esforço excessivo incluem:
- Declínio no trabalho ou em atividades em casa
- Depressão ou alterações de humor
- Dor, membros pesados
- Lesões
- Ficar doente com mais frequência
- Ansiedade
- Perda de peso não intencional
Reduzir o exercício ou dedicar mais tempo para descansar e se recuperar pode ajudá-lo a sentir menos cansado durante o dia.
Estresse
O estresse pode afetar muito o quanto e quão bem você dorme, e a falta de sono pode fazer você se sentir ainda mais estressado. Uma pesquisa da American Psychological Association com 1.950 adultos descobriu que:
- 43% dos adultos disseram que o estresse os manteve acordados à noite no mês anterior.
- 21% relataram sentir-se mais estressados depois de não dormirem o suficiente.
- Entre aqueles com níveis de estresse mais elevados, 45% disseram que perder o sono aumentava o nível de estresse.
- 37% relataram estar cansados e fatigados devido ao estresse.
Um estudo de 2020 descobriu que ter uma boa noite de sono ajudou as pessoas a manter emoções positivas diante de um fato estressante e permitiu que sentissem mais alegria com experiências positivas.
Tentar reduzir os níveis de estresse ou aprender a gerenciar melhor o estresse pode fazer você se sentir menos cansado. Se você não conseguir fazer isso sozinho, converse com um médico.
Distúrbios do sono que fazem você se sentir cansado
Sonolência diurna excessiva e fadiga são os principais sintomas dos distúrbios do sono.
Esses distúrbios podem ser:
- Distúrbios do ritmo circadiano
- Insônia
- Síndrome de Kleine-Levin
- Narcolepsia
- Síndrome das pernas inquietas
- Apneia do sono
Se o seu médico suspeitar que você tem um distúrbio do sono, ele pode solicitar que você mantenha um registro de quanto tempo e quão bem você dorme. O médico pode solicitar também um estudo do sono, conhecido como Polissonografia. Muitos distúrbios do sono podem ser tratados com sucesso quando identificados.
Condições médicas que fazem você se sentir cansado
Fadiga, fraqueza e sonolência são sintomas associados a muitas condições médicas. Essas condições afetam seus níveis de energia. Os sintomas da sonolência diurna podem estar relacionados às seguintes causas subjacentes:
Anemia
Anemia é uma condição que a pessoa tem menos glóbulos vermelhos ou tem a perda de função dessas células. Isso interfere na capacidade das células sanguíneas de fornecer oxigênio a todos os órgãos do seu corpo. Os sintomas comuns de quem tem anemia incluem: fraqueza ou cansaço, dores de cabeça, problemas de concentração, irritabilidade, perda de apetite, dormência e formigamento das mãos e pés.
Doença autoimune
Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico ataca por engano o próprio corpo. Isso pode levar a danos nos tecidos e inflamação crônica. Algumas doenças autoimunes incluem: Artrite reumatóide, Lúpus, Esclerose múltipla, Síndrome de Sjögren, Doença inflamatória intestinal.
Essas condições geralmente levam à fadiga. Elas podem interferir no suprimento de oxigênio e nutrientes ao corpo e atrapalhar o metabolismo e o sistema nervoso. Elas também podem resultar em desequilíbrios nas citocinas, que desempenham um papel importante na regulação do humor e do sono.
Câncer
Mais de 80% das pessoas com câncer experimentam fadiga relacionada ao câncer. A fadiga extrema que não melhora com o descanso costuma ser um sinal precoce de câncer. Os tratamentos contra o câncer também podem causar fadiga.
Síndrome da fadiga crônica
Síndrome da fadiga crônica (SFC), causa fadiga extrema. Não melhora com o descanso e geralmente envolve sintomas semelhantes aos da gripe e um tipo de disfunção cognitiva do tipo “névoa cerebral”.
O cansaço das pessoas com Síndrome da fadiga crônica piora mesmo com pequenas quantidades de esforço. As causas da Síndrome da fadiga crônica não são conhecidas. Em algumas pessoas, a doença pode ter se desenvolvido em resposta a infecções ou estresse crônico. Também pode haver uma resposta autoimune envolvida. As pessoas são diagnosticadas com SFC quando apresentam fadiga grave e inexplicável, com duração de pelo menos seis meses. Mesmo assim, chegar a um diagnóstico de SFC pode ser um processo longo e difícil.
O distúrbio é tratado com uma combinação de medicamentos antivirais e antidepressivos. Sintomas específicos são tratados com medicamentos para o sono e outros medicamentos ou suplementos nutricionais. Terapia comportamental cognitiva também é um tratamento comum, embora controverso, de SFC.
Depressão
A depressão traz sentimentos de tristeza e perda de interesse em atividades, mas também causa sintomas físicos, como fadiga.
A sonolência diurna pode ser causada por insônia ou outros problemas do sono que geralmente ocorrem em pessoas com depressão. Pesquisas sugerem que fadiga, insônia e problemas de concentração podem ser sinais de alerta de depressão.
Diabetes
Fadiga é extremamente comum em pessoas com diabetes. Em 2018, alguns pesquisadores chegaram a defender uma nova condição chamada “síndrome da fadiga do diabetes.”
Os possíveis motivos para essa fadiga incluem:
- Níveis baixos de açúcar no sangue
- Desequilíbrio hormonal
- Efeitos colaterais do tratamento
- Condições de saúde sobrepostas
- Dieta e outros fatores do estilo de vida
Fibromialgia
Fibromialgia é uma condição crônica de dor. É causada por disfunção no sistema nervoso central, que aumenta a sensibilidade e transforma sensações inofensivas em dor.
A fadiga também é um sintoma da fibromialgia. Essa fadiga pode ser devido a alterações bioquímicas, inflamação, distúrbios do sono e interrupções do sono.
Doença cardíaca
Condições como insuficiência cardíaca ou, com menos frequência, doença arterial coronariana, limitam a quantidade de sangue rico em oxigênio que atinge os músculos ou o próprio coração. Isso pode reduzir a energia e causar fadiga.
Infecções
É comum se sentir cansado quando você está doente. A fadiga acompanha frequentemente doenças infecciosas como:
- COVID-19
- Gripe
- Mononucleose ( mono )
O cansaço causado por uma infecção geralmente se resolve com o fim da doença. Em alguns casos, o cansaço permanece depois que a própria doença se foi. Isso é chamado de fadiga pós-viral ou fadiga persistente após a infecção. Com o COVID-19, isso costuma ser chamado de síndrome pós-COVID, COVID longo, ou COVID de longo curso.
Menopausa
A transição para menopausa, começando com a perimenopausa e continuando no estágio pós-menopausa inicial, está associado à fadiga, juntamente com:
- Fogachos
- Suores noturnos
- Irregularidades menstruais
- Balanços de humor
- Dores de cabeça
- Problemas cognitivos
O cansaço na menopausa pode estar relacionado a interrupções do sono causadas por ondas de calor e suores noturnos. Outras causas podem estar relacionadas a alterações hormonais, envelhecimento e estresse. Algumas pesquisas apontam para uma relação complexa entre fadiga na menopausa e estresse.
Gravidez
Uma mulher grávida, tem muitas demandas extras impostas ao corpo. Isso pode fazer a mulher se sentir cansada. A fadiga é mais comum e geralmente mais grave no primeiro e terceiro trimestres, mas algumas mulheres ficam exaustas durante toda a gravidez.
Doença da Tireoide
A glândula tireoide, que fica na frente do pescoço, produz vários hormônios que regulam o metabolismo e têm um efeito importante na saúde geral. Um desequilíbrio dos hormônios da tireoide pode causar cansaço, e isso acontece se seus níveis são altos (hipertireoidismo) ou baixo (hipotireoidismo).
Resumo
Sentir-se cansado e com sono durante o dia pode ser resultado de algumas condições. O cansaço excessivo pode ser causado por certas doenças, como diabetes, doenças cardíacas ou doença autoimune. Também está relacionado à desidratação, distúrbios específicos do sono ou condições crônicas, como síndrome da fadiga crônica.
Além de receber tratamento para uma condição de saúde subjacente, mudanças no estilo de vida, como melhorar a alimentação, fazer exercícios moderados e praticar uma boa higiene do sono, podem aliviar a sonolência diurna.
Converse com um médico. A solução pode ser uma simples correção de deficiências nutricionais, como ferro ou vitamina D. Ou pode ser necessário um estudo do sono para averiguar a existência de distúrbios do sonos.