A meditação tem demonstrado oferecer muitos benefícios. Embora seja bem conhecida como uma técnica para reduzir o estresse e a ansiedade, pesquisas mostram que ela também pode ajudar a melhorar o humor, promover padrões de sono saudáveis e aumentar as habilidades cognitivas.
Você pode usá-la para aumentar a consciência de si mesmo e do ambiente ao seu redor. Muitas pessoas a consideram uma maneira de reduzir o estresse e desenvolver concentração. Além disso, a prática pode ajudar a desenvolver outros hábitos e sentimentos benéficos, como um humor positivo, autodisciplina, padrões de sono saudáveis e até uma maior tolerância à dor.
Este artigo revisa 11 benefícios da meditação para a saúde.
A maioria desses benefícios pode ser atribuída a uma única fonte. A meditação reduz o estresse.
1. Reduz o Estresse
A redução do estresse é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram a meditação. Uma revisão concluiu que a meditação cumpre sua reputação de reduzir o estresse.
Normalmente, o estresse mental e físico aumenta os níveis do hormônio cortisol, que produz muitos dos efeitos nocivos do estresse, como a liberação de substâncias químicas inflamatórias chamadas citocinas. Esses efeitos podem interromper o sono, causar depressão e ansiedade, aumentar a pressão arterial e contribuir para a fadiga e pensamentos confusos.
Em um estudo de oito semanas, um estilo de meditação chamado “meditação mindfulness” reduziu a resposta inflamatória causada pelo estresse. Além disso, pesquisas mostraram que a meditação pode melhorar os sintomas de condições relacionadas ao estresse, incluindo síndrome do intestino irritável, transtorno de estresse pós-traumático e fibromialgia.
Resumo: Muitos estilos de meditação podem ajudar a reduzir o estresse e os sintomas em pessoas com condições médicas desencadeadas pelo estresse.
2. Controla a Ansiedade
A meditação pode reduzir os níveis de estresse, o que se traduz em menos ansiedade. Uma meta-análise com quase 1.300 adultos descobriu que a meditação pode diminuir a ansiedade, especialmente em pessoas com níveis altos de ansiedade.
Um estudo descobriu que oito semanas de meditação mindfulness ajudaram a reduzir os sintomas de ansiedade em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada, além de aumentar as declarações positivas sobre si mesmas e melhorar a reatividade ao estresse e o enfrentamento de situações difíceis.
Outro estudo com 47 pessoas com dor crônica descobriu que um programa de meditação de oito semanas levou a melhorias notáveis na depressão, ansiedade e dor ao longo de um ano.
Resumo: Diversos exercícios de mindfulness e meditação podem reduzir os níveis de ansiedade.
3. Promove a Saúde Emocional
Algumas formas de meditação podem levar a uma autoimagem melhorada e a uma visão mais positiva da vida. Por exemplo, uma revisão de tratamentos administrados em mais de 3.500 adultos descobriu que a meditação mindfulness melhorou os sintomas de depressão.
Outra revisão de 18 estudos mostrou que as pessoas que receberam terapias de meditação experimentaram redução dos sintomas de depressão em comparação com um grupo de controle.
Além disso, substâncias químicas inflamatórias chamadas citocinas, liberadas em resposta ao estresse, podem afetar o humor, levando à depressão. Uma revisão de vários estudos sugere que a meditação também pode reduzir a depressão ao diminuir os níveis dessas substâncias inflamatórias.
Resumo: Algumas formas de meditação podem melhorar a depressão e reduzir os pensamentos negativos, além de diminuir os níveis de citocinas inflamatórias, que podem contribuir para a depressão.
4. Aumenta a Autoconsciência
Algumas formas de meditação podem ajudar a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo, auxiliando no crescimento pessoal. Por exemplo, a meditação de auto-inquérito visa explicitamente ajudar a desenvolver uma maior compreensão de si mesmo e de como você se relaciona com os outros ao seu redor.
Outras formas ensinam a reconhecer pensamentos que podem ser prejudiciais ou autodestrutivos. A ideia é que, ao ganhar maior consciência de seus hábitos de pensamento, você pode direcioná-los para padrões mais construtivos.
Uma revisão de 27 estudos mostrou que a prática de tai chi chuan pode estar associada a uma auto eficácia melhorada, que descreve a crença de uma pessoa em sua própria capacidade de superar desafios.
Resumo: A meditação pode ajudar a conhecer melhor a si mesmo, o que pode ser um ponto de partida para fazer outras mudanças positivas.
5. Melhora a Capacidade de Atenção
A meditação de atenção focada é como um treinamento de levantamento de peso para a mente, ajudando a aumentar o foco e a resistência da atenção. Um estudo descobriu que pessoas que ouviram uma fita de meditação tiveram melhor atenção e precisão ao completar uma tarefa em comparação com aquelas de um grupo de controle.
Outro estudo mostrou que pessoas que praticavam meditação regularmente apresentaram melhor desempenho em uma tarefa visual e tiveram maior capacidade de atenção do que aqueles sem experiência em meditação.
Resumo: Vários tipos de meditação podem ajudar a aumentar sua capacidade de redirecionar e manter a atenção.
6. Pode Reduzir a Perda de Memória Relacionada à Idade
Melhorias na atenção e clareza de pensamento podem ajudar a manter a mente jovem. A meditação Kirtan Kriya, que combina um mantra ou canto com movimentos repetitivos dos dedos para focar os pensamentos, mostrou melhorar o desempenho em testes neuropsicológicos em pessoas com perda de memória relacionada à idade.
Resumo: O foco melhorado que você pode ganhar através da meditação regular pode aumentar sua memória e clareza mental, ajudando a combater a perda de memória relacionada à idade e a demência.
7. Pode Gerar Bondade e Empatia
Alguns tipos de meditação podem aumentar sentimentos e ações positivas em relação a si mesmo e aos outros. A meditação metta, também conhecida como meditação da bondade amorosa, começa com o desenvolvimento de pensamentos e sentimentos bondosos em relação a si mesmo. Através da prática, as pessoas aprendem a estender essa bondade e perdão aos outros.
Resumo: Metta, ou meditação de bondade amorosa, é uma prática de desenvolvimento de sentimentos positivos, primeiro em relação a si mesmo e depois aos outros, aumentando a positividade, empatia e comportamento compassivo.
8. Pode Ajudar a Combater Vícios
A disciplina mental que você pode desenvolver através da meditação pode ajudar a romper dependências, aumentando o autocontrole e a consciência dos gatilhos para comportamentos aditivos.
Resumo: A meditação desenvolve a consciência mental e pode ajudar a gerenciar os gatilhos para impulsos indesejados, ajudando na recuperação de dependências e no controle de hábitos alimentares prejudiciais.
9. Melhora o Sono
Quase metade da população terá dificuldades com insônia em algum momento. Um estudo comparou programas de meditação baseados em mindfulness e descobriu que pessoas que meditaram permaneceram dormindo por mais tempo e tiveram melhora na gravidade da insônia, em comparação com aquelas de um grupo de controle sem medicação.
Resumo: Uma variedade de técnicas de meditação pode ajudar a relaxar e controlar pensamentos desenfreados que podem interferir no sono, encurtando o tempo necessário para adormecer e aumentando a qualidade do sono.
10. Ajuda a Controlar a Dor
A percepção da dor está ligada ao estado mental e pode ser aumentada em condições de estresse. Algumas pesquisas sugerem que incorporar a meditação à sua rotina pode ser benéfico para o controle da dor. Um estudo concluiu que a meditação mindfulness poderia reduzir a dor, melhorar a qualidade de vida e diminuir os sintomas de depressão em pessoas com dor crônica.
Resumo: A meditação pode diminuir a percepção da dor no cérebro, ajudando no tratamento da dor crônica quando usada como complemento ao tratamento médico ou fisioterapia.
11. Pode Reduzir a Pressão Arterial
A meditação também pode melhorar a saúde física ao reduzir a pressão sobre o coração. Com o tempo, a pressão alta faz com que o coração trabalhe mais para bombear sangue, o que pode levar a um funcionamento deficiente do coração. A pressão alta também contribui para a aterosclerose, ou estreitamento das artérias, que pode levar a ataques cardíacos e derrames.
Resumo: A pressão arterial diminui não só durante a meditação, mas também ao longo do tempo em indivíduos que meditam regularmente, reduzindo a pressão sobre o coração e as artérias, ajudando a prevenir doenças cardíacas.
Conclusão
A meditação é algo que todos podem fazer para melhorar sua saúde mental e emocional. Pode ser praticada em qualquer lugar, sem equipamentos especiais ou associações. Alternativamente, cursos de meditação e grupos de apoio estão amplamente disponíveis. Há uma grande variedade de estilos, cada um com diferentes forças e benefícios. Experimentar um estilo de meditação adequado aos seus objetivos é uma excelente maneira de melhorar sua qualidade de vida, mesmo que você tenha apenas alguns minutos por dia para praticar.