Arteterapia é o uso de métodos artísticos para tratar distúrbios psicológicos e melhorar a saúde mental. A arteterapia é uma técnica embasada na ideia de que a expressão criativa pode promover alívio e bem-estar mental.
As pessoas confiam nas artes para comunicação, auto expressão e cura há milhares de anos. Mas a arteterapia só começou a se tornar um programa formal na década de 1940.
Os médicos notaram que os indivíduos que vivem com doenças mentais muitas vezes se expressavam em desenhos e outras obras de arte, o que levou muitos a explorar o uso da arte como estratégia de cura. Desde então, a arte tornou-se uma parte importante do campo terapêutico e é utilizada em algumas técnicas de avaliação e tratamento.
Tipos de Arteterapia Criativas
A Arteterapia não é o único tipo de arte criativa utilizada no tratamento de doenças mentais. Outros tipos de terapias criativas incluem:
- Terapia de dança
- Terapia dramática
- Terapia expressiva
- Terapia musical
- Terapia de escrita
Técnicas
O objetivo da Arteterapia é utilizar o processo criativo para ajudar as pessoas a explorar a auto expressão e, ao fazê-lo, encontrar novas maneiras de obter uma visão pessoal e desenvolver novas habilidades de enfrentamento.
A criação ou apreciação da arte é usada para ajudar as pessoas a explorar emoções, desenvolver autoconsciência, lidar com o estresse, aumentar a autoestima e trabalhar habilidades sociais.
As técnicas usadas na arteterapia podem incluir:
- Colagem
- Coloração
- Rabisco e Desenho
- Pintura a dedo
- Pintura em tela
- Fotografia
- Escultura
- Trabalho com argila
À medida que as pessoas criam a arte, elas podem analisar o que fizeram e como se sentiram. Ao explorar sua arte, as pessoas podem procurar temas e conflitos que possam estar afetando seus pensamentos, emoções e comportamentos.
Em que a Arteterapia pode ajudar
A Arteterapia pode ser usada para tratar uma ampla gama de transtornos mentais e sofrimento psicológico. Em muitos casos, pode ser usada em conjunto com outras técnicas de psicoterapia, como terapia em grupo ou terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Algumas condições que a Arteterapia pode ser usada para tratar incluem:
- Questões relacionadas ao envelhecimento
- Ansiedade
- Tristeza por causa de doenças
- Depressão
- Transtornos alimentares
- Dificuldades emocionais
- Problemas familiares ou de relacionamento
- Condições médicas
- Sintomas psicológicos associados a outros problemas médicos
- Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
- Questões psicossociais
- Estresse
- Transtorno por uso de substâncias
Benefícios da Arteterapia
De acordo com um estudo de 2016 publicado no Journal of the American Art Therapy Association, menos de uma hora de atividade criativa pode reduzir o estresse e ter um efeito positivo na saúde mental, independentemente da experiência ou talento artístico.
Um arteterapeuta pode usar uma variedade de métodos artísticos, incluindo desenho, pintura, escultura e colagem, com clientes que variam de crianças a adultos mais velhos.
Pessoas que sofreram traumas emocionais, violência física, violência doméstica, ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos podem se beneficiar ao se expressarem de forma criativa.
Algumas situações em que a Arteterapia pode ser utilizada incluem:
- Adultos passando por estresse severo
- Crianças com problemas comportamentais ou sociais na escola ou em casa
- Crianças ou adultos que vivenciaram um evento traumático
- Crianças com dificuldades de aprendizagem
- Indivíduos que vivem com lesão cerebral
- Pessoas com problemas de saúde mental
Eficácia
Embora pesquisas sugiram que a Arteterapia pode ser benéfica, algumas das descobertas sobre sua eficácia são confusas. Os estudos são muitas vezes pequenos e inconclusivos, por isso são necessárias mais pesquisas para explorar como e quando a Arteterapia pode ser mais benéfica.
Coisas a considerar
Se você ou alguém que você ama está pensando em Arteterapia, existem alguns equívocos e fatos comuns que você deve saber.
Você não precisa ser artístico
As pessoas não precisam ter habilidade artística ou talento especial para participar da Arteterapia, e pessoas de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes e adultos, podem se beneficiar dela. Algumas pesquisas sugerem que apenas a presença da arte pode contribuir para melhorar a saúde mental.
Arteterapia não é o mesmo que uma aula de arte
As pessoas muitas vezes se perguntam como uma sessão de arteterapia difere de uma aula de arte. Enquanto uma aula de arte se concentra no ensino de técnicas ou na criação de um objeto acabado específico, a arteterapia consiste mais em permitir que as pessoas se concentrem em sua experiência interior.
Ao criar arte, as pessoas são capazes de se concentrar em suas próprias percepções, imaginação e sentimentos. As pessoas são incentivadas a criar arte que expresse seu mundo interior mais do que fazer algo que seja uma expressão do mundo exterior.
A Arteterapia pode ocorrer em vários ambientes
Clínicas de internação, consultórios de psicologia, escolas e organizações comunitárias são locais possíveis para serviços de Arteterapia. Além disso, a Arteterapia pode estar disponível em outros ambientes, como:
- Estúdios de arte
- Faculdades e universidades
- Centros comunitários
- Lar de idosos
- Hospitais
- Consultórios privados de terapia
- Centro de Bem-Estar
- Abrigos para mulheres
A Arteterapia não é para todos
A arteterapia não é para todos. Embora altos níveis de criatividade ou habilidade artística não sejam necessários para o sucesso da arteterapia, muitos adultos que acreditam que não são criativos ou artísticos podem ser resistentes ou céticos em relação ao processo.
Além disso, a arteterapia não foi considerada eficaz para todos os tipos de problemas de saúde mental. Por exemplo, uma meta-análise descobriu que a arteterapia não é eficaz na redução dos sintomas positivos ou negativos da esquizofrenia.
Como começar
Se você acha que você ou alguém que você ama se beneficiaria com a Arteterapia, considere as seguintes etapas:
- Procure um profissional capacitado. Os arteterapeutas qualificados terão uma pós-graduação em psicoterapia com uma credencial adicional de Arteterapia.
- Ligue para o seu plano de saúde. Embora a Arteterapia possa não ser coberta pelo seu plano de saúde, pode haver certas isenções médicas para ajudar a financiar parte das sessões. Seu plano também terá maior probabilidade de cobrir as sessões se seu terapeuta for um psicólogo ou psiquiatra certificado que oferece terapias criativas.
- Pergunte sobre sua especialidade. Nem todos os arteterapeutas são especializados em todas as condições de saúde mental. Muitos se especializam em trabalhar com pessoas que sofreram traumas ou indivíduos com transtornos por uso de substâncias, por exemplo.
- Saiba o que esperar. Durante as primeiras sessões, seu arteterapeuta provavelmente perguntará sobre seu histórico de saúde, bem como suas preocupações e objetivos atuais. Eles também podem sugerir alguns temas para começar a explorar por meio de desenho, pintura, escultura ou outro meio.
- Esteja preparado para responder perguntas sobre seu processo de criação artística. À medida que as sessões avançam, provavelmente você deverá responder a perguntas sobre sua arte e como ela o faz sentir. Por exemplo: O que você estava pensando enquanto fazia a arte? Você notou uma mudança de humor desde o início até o término? A obra de arte despertou alguma memória?