O que são Terapias Alternativas?

O que são terapias alternativas?
Anúncio

As terapias alternativas englobam uma variedade de tratamentos que não fazem parte da medicina tradicional. Essas abordagens podem ser utilizadas como complemento aos métodos convencionais ou até mesmo como substitutos deles.

Terapias alternativas também podem ser chamadas de “medicina complementar”. Quando um profissional de saúde capacitado usa terapias alternativas e medicina convencional, isso é chamado de medicina integrativa. Um médico ou profissional de saúde que utiliza medicina integrativa utiliza todos os métodos terapêuticos para garantir que seus pacientes estejam saudáveis.  

Em resumo: As terapias alternativas representam abordagens não tradicionais de tratamento que podem ser usadas juntamente ou no lugar das abordagens médicas. Essas terapias podem envolver técnicas nutricionais, fisiológicas, físicas e mente-corpo. Algumas abordagens populares que podem trazer benefícios à saúde mental incluem Ayurveda, meditação, hipnoterapia, acupuntura e yoga. Continue lendo para aprender sobre as formas mais populares de terapias alternativas e como elas são praticadas. 

Classificação das Terapias Alternativas

As terapias alternativas abrangem uma ampla gama de práticas e métodos que, com o tempo, muitas vezes se incorporam à medicina convencional. Essas terapias podem ser divididas em várias categorias, incluindo:

Anúncio
  • Abordagem nutricional: Inclui dietas, suplementos dietéticos, probióticos e ervas 
  • Abordagem fisiológica: inclui práticas como meditação e hipnose
  • Abordagens físicas: práticas como acupuntura e massagens 
  • Combinação de fisiológico e físico: São terapias que afetam a mente e o corpo simultaneamente. Elas incluem yoga, Tai chi chuan, terapia da dança e muitas outras. 

A maioria das formas de terapias alternativas se enquadra em uma dessas categorias. Veja agora sobre as mais populares:

Ayurveda

Ayurveda concentra-se no uso de ervas, massagens e técnicas de dieta específicas para tratar doenças. É uma prática indiana antiga, usada há milhares de anos.

Os tratamentos de Ayurveda normalmente envolvem um processo de purificação, remédios à base de ervas, dietas especiais, yoga, massagem e meditação. A pesquisa mostra que a medicina ayurvédica pode ajudar em doenças como osteoartrite, diabetes tipo 2 e colite (cólon inflamado).

Meditação 

A meditação é uma prática antiga que tem sido utilizada há milhares de anos. Existem muitos tipos de meditação, mas o objetivo principal da meditação é ajudá-lo a concentrar a atenção e alcançar um estado de calma e relaxamento. Isso pode, portanto, ajudar no manejo de certos distúrbios e promover uma melhora geral na saúde e no bem-estar. 

A meditação trata com eficácia sintomas de problemas de saúde, como pressão alta, e problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Além disso, pode fortalecer o sistema imunológico e reduzir os níveis de estresse.

Homeopatia 

A homeopatia envolve o uso de substâncias muito diluídas para tratar uma série de doenças, desde asma até hipertensão. Baseia-se no princípio de que uma substância que causa sintomas também pode tratá-los.

Os homeopatas, acreditam que quanto mais uma substância é diluída, mais poder ela tem para tratar os sintomas de uma doença. Há muito ceticismo em torno da prática da homeopatia nos círculos da medicina tradicional.

Na questão legal e regulamentar, a homeopatia é tratada de maneiras diferentes em diversos países. Em alguns lugares, é amplamente praticada e aceita, enquanto em outros é mais restrita e criticada pela falta de evidências científicas robustas. Em 2017, o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido recomendou que os prestadores de cuidados de saúde parassem de fornecer homeopatia, uma vez que nenhuma evidência apoia a sua utilização. No Brasil a homeopatia foi reconhecida oficialmente como uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1980.

Hipnoterapia

A hipnoterapia utiliza a hipnose para tratar certas condições. O processo de hipnose envolve ser guiado para um estado profundamente relaxado, onde um hipnoterapeuta acessa seus pensamentos e crenças subconscientes.

Um hipnoterapeuta lhe dará sugestões para ajudar a encorajar mudanças comportamentais ou aliviar seus sintomas quando você estiver nesse estado. Por exemplo, a hipnoterapia pode ser usada para ajudar a tratar o vício ou controlar o estresse.

A pesquisa também sugere que a hipnoterapia pode ser útil para:

  • Aliviar a dor
  • Gerenciar algumas características do TDAH
  • Aliviar náuseas e vômitos causados ​​pela quimioterapia
  • Melhorar e curar traumas e fobias

Ao contrário da crença popular, você permanece no controle total de seus pensamentos e comportamentos quando está sob hipnose e pode rejeitar qualquer sugestão do hipnoterapeuta. 

Acupuntura 

Acupuntura 

A acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas de pontas finas em áreas do corpo conhecidas como pontos de acupuntura. Esta prática tem sido historicamente usada como uma técnica natural de alívio da dor. Acredita-se que as agulhas estimulam nervos e músculos específicos, liberando hormônios naturais que aliviam a dor em seu corpo.

Em um estudo de 2016, os pesquisadores descobriram que a acupuntura era um tanto eficaz no tratamento de tensões e dores de cabeça crônicas. Algumas pesquisas também sugerem que a acupuntura pode proporcionar alguns benefícios no alívio dos sintomas de ansiedade.

Yoga

yoga para relaxar

Embora alguns possam considerar a yoga simplesmente uma forma de exercício, a yoga tem sido usada há séculos como uma técnica de cura. Foi comprovado que esta antiga prática indiana melhora o bem-estar físico e mental das pessoas que a praticam.

A yoga também provou ajudar a aliviar o estresse, controlar a ansiedade e controlar a dor. Yoga é relativamente seguro; no entanto, é aconselhável praticar com um instrutor certificado para evitar entorses ou distensões se você for iniciante.

Massagem

Provavelmente você já conhece massagens. Mas você sabia que as massagens podem ser uma opção de tratamento? As massagens terapêuticas estão mais focadas em ajudar a tratar sintomas físicos como dores em certas partes do corpo. Elas são feitas massageando os tecidos moles do corpo até sentir alívio.

A pesquisa sugere que a massagem terapêutica pode ter vários benefícios, incluindo ajudar as pessoas a lidar com sintomas de ansiedade, estresse e depressão.

Existem diferentes tipos de massagens, e o tipo que você recebe normalmente depende do objetivo que você busca alcançar com elas.

Fitoterapia

Com a fitoterapia, partes de uma planta, como folhas, sementes ou raízes, são processadas no tratamento de doenças como dores crônicas e alergias. Os medicamentos fitoterápicos podem vir em diferentes formas, desde chá até loções ou comprimidos e pós.

Existe alguma controvérsia em torno do uso de fitoterápicos, pois alguns deles podem ser prejudiciais ou reagir perigosamente com medicamentos convencionais. Antes de experimentar qualquer medicamento fitoterápico, é importante informar o seu médico.

Alguns tratamentos fitoterápicos comuns incluem:

  • Erva de São João, para tratar sintomas leves de depressão 
  • Chá verde para ajudar na perda de peso e diminuir o colesterol 
  • Gingko biloba para má circulação 
  • Saw Palmetto para tratar próstata aumentada

Quiropraxia

Quiropraxia

A medicina quiroprática é praticada por um quiroprático. Esta forma de terapia alternativa visa aliviar a dor e melhorar a função corporal especialmente da coluna. O profissional usa técnicas específicas para manipular a coluna, as articulações e o sistema esquelético e ajuda a alinhar o corpo.

A medicina quiroprática é semelhante à medicina tradicional porque os quiropráticos analisam seu histórico médico, realizam testes e entrevistas e fornecem um diagnóstico oficial antes de desenvolver um plano de tratamento.

Reiki

Reiki é uma antiga forma japonesa de terapia alternativa. Baseia-se na crença de que você tem uma “energia vital” fluindo dentro de seu corpo. Quando essa energia está baixa, você fica doente.

O Reiki visa restaurar essa energia através da imposição das mãos em diferentes partes do corpo. Fazer isso ajuda com quaisquer problemas físicos ou psicológicos que você tenha. É uma forma de terapia energética.

Um estudo de 2022 descobriu que o Reiki foi mais eficaz do que um placebo no alívio de alguns sintomas de saúde mental. Os autores do estudo sugerem que o Reiki pode ser útil como abordagem complementar quando usado junto com a terapia tradicional para pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e estresse.

Usos de terapias alternativas

Pesquisas revelam que cerca de 65% das pessoas usam algum tipo de terapia, produto ou médico complementar e alternativo a cada ano. Embora tais estimativas sejam elevadas, os investigadores sugerem que estes números podem subestimar a utilização real. 

As terapias alternativas têm sido acompanhadas ou substituídas pela medicina tradicional no tratamento de uma série de condições.

Antes de iniciar uma terapia alternativa, converse com seu médico para garantir que ela não interfira em nenhum dos seus planos atuais de medicina tradicional.

As terapias alternativas são seguras e eficazes? 

Mais pesquisas precisam ser feitas sobre a segurança e eficácia das terapias alternativas. Embora alguns métodos, como meditação, yoga e massagem, sejam usados ​​há anos e sejam amplamente aceitos nos círculos da medicina tradicional, outros, como a homeopatia e o Reiki, ainda são recebidos com ceticismo.

No que diz respeito à segurança, muitas terapias alternativas têm sido utilizadas há séculos com pouca ou nenhuma preocupação de segurança. Mas é importante lembrar que só porque algo é rotulado como “natural” não significa necessariamente que seja seguro.

Algumas terapias alternativas, como suplementos e remédios de ervas, têm o potencial de interagir com outros medicamentos que você esteja tomando ou causar efeitos colaterais potencialmente perigosos. Você deve sempre conversar com seu médico antes de tentar um dos remédios e informá-lo sobre quaisquer outros medicamentos, suplementos ou substâncias que esteja tomando.

Mais importante ainda, as terapias alternativas não devem ser consideradas um substituto dos tratamentos tradicionais. Se você estiver apresentando sintomas de um problema de saúde ou de saúde mental, é importante conversar com seu médico sobre quais opções de tratamento podem ser melhores para você, se isso inclui abordagens convencionais ou a adição de terapias alternativas.


Veja também:

tirar a maquiagem sem demaquilante

O segredo para tirar a maquiagem sem demaquilante

Tirar a maquiagem sem demaquilante não só é possível, como pode ser uma forma de tratar e nutrir a pele ao mesmo tempo.
pilates quais os benefícios

Pilates Quais os Benefícios Reais

Descubra quais os benefícios do Pilates para o corpo e a mente, e como essa prática pode transformar sua saúde e bem-estar de forma completa.
Biotina engorda

Biotina engorda? Mitos e verdades sobre essa vitamina essencial

Biotina engorda? Entenda como a biotina influencia o metabolismo e se ela é vilã na balança. Descubra a verdade sobre essa vitamina essencial
óleo de girassol ozonizado

Óleo de Girassol Ozonizado Para que Serve e Como Usar

O óleo de girassol ozonizado é um verdadeiro elixir da juventude para a pele. Saiba tudo sobre esse segredo do mundo da beleza.
bruxismo nos dentes

O que é Bruxismo nos Dentes e Sua Relação com o Estresse

O que é bruxismo nos dentes, como identificar os sinais. Por que o bruxismo aparece? Como prevenir, e possíveis tratamentos.
geleia real o que e

Geleia Real Benefícios e Como Aproveitar Esse Superalimento

Conheça os surpreendentes benefícios da geleia real e veja como esse superalimento pode melhorar sua qualidade de vida!
Cúrcuma faz mal para os rins

Cúrcuma faz mal para os rins? Saiba a Verdade

Cúrcuma faz mal para os rins? Neste artigo explicamos tudo, especialmente para quem não é seguro consumir a cúrcuma.
Whey Antes ou Depois do Treino

Whey Antes ou Depois do Treino: O Que Funciona Melhor?

Descubra se é melhor tomar whey antes ou depois do treino, e se isso pode influenciar seus resultados na academia.
massagem relaxante

Massagem Relaxante: Tipos que você precisa conhecer

Explore como a massagem relaxante pode revigorar sua saúde e bem-estar. Saiba tudo sobre técnicas e benefícios que vão transformar seu dia!
raspar a lingua

5 Razões para Raspar a Língua e Como Fazer

Descubra os 5 Benefícios de Raspar a Língua e aprenda como fazer isso de forma eficaz. Melhore sua saúde bucal e bem-estar com estas dicas simples!